A produtividade está intimamente ligada ao nível de disposição de uma pessoa. Isso inclui: consumir bons alimentos, ter uma vida emocional saudável, praticar exercícios e dormir bem. O último é um problema para diversas pessoas no mundo. Veja hoje como a insônia afeta a vida profissional.

Descubra também o que pode fazer para melhorar o seu ciclo de sono e acabar com essa dificuldade.

O que a ciência diz sobre insônia e vida profissional?

Um estudo publicado na revista Sleep, já em setembro de 2011, traz dados impressionantes. De acordo com a pesquisa, a insônia causa uma perda de US$ 63,2 bilhões, cerca de R$ 106 bilhões, nos Estados Unidos.

Esse fato acontece porque dormir mal custa, em média, 11 dias de trabalho por ano para o profissional norte-americano. Porém, diferente do que se pensa, essa perda não se dá devido ao profissional permanecer em casa para repor o sono.

Pelo contrário, quando ele vai para o emprego cansado e indisposto é mais comum ocorrerem erros. Além disso, o colaborador tem baixa produtividade, executando mal suas tarefas. Logo, a empresa cai em qualidade de serviços.

A pesquisa, feita com 7.428 trabalhadores, afirmou que a insônia abala a capacidade de raciocínio, clareza e concentração. Esse mal reduz, ainda, o reflexo e a coordenação motora. Dessa forma, as tarefas demoram mais para serem feitas ou são realizadas com falhas

Como a insônia afeta a vida profissional e pessoal?

Outro fator preocupante é que dormir pouco aumenta as chances de ter acidentes de trabalho. Assim, a vida do trabalhador e de todos os colegas pode ser afetada. Apenas um descuido vindo do cansaço extremo pode custar uma vida.

Porém, não é apenas em questão financeira que a insônia afeta a vida profissional. Para o colaborador, trabalhar sem ânimo pode comprometer toda a carreira de uma pessoa. Logo, dormir pouco afeta o desempenho e a qualidade de vida.

Ao trabalhar com sono, todos os processos parecem demorado e cansativos. Isso afeta o nível de satisfação do funcionário. Outro fator é uma baixa na autoestima, uma vez que o colaborador sente que não é capaz de executar a sua função.

A insônia reflete negativamente em diversas áreas da vida de uma pessoa, não apenas em sua profissão. Ao estar extremamente indisposto é difícil ter ânimo para sair com os amigos, dar atenção para o parceiro ou parceira e conseguir brincar com os filhos.

Como acabar com a insônia e ser mais produtivo?

Para dormir melhor e ter um bom rendimento no trabalho é preciso tratar a falta de sono. Isso pode ser feito ao mudar hábitos noturnos como: desligar a televisão e aparelhos eletrônicos perto da hora de repouso, ter uma rotina relaxante à noite e não consumir bebidas energéticas, como café, depois das 18h.

Também é possível melhorar o sono com receitas naturais, por exemplo: chás calmantes (camomila, maracujá, erva-cidreira etc), suplementos naturais contra a insônia (que não causam efeitos adversos) e terapias complementares (spa, meditação e Florais de Bach).

Outra solução é praticar atividades físicas para relaxar e deixar o corpo pronto para o sono. Nessa lista podem ser citados: yoga, musculação, pilates, dança, corrida, caminhada, esportes, entre outros.

Agora que você já sabe como a insônia afeta a vida profissional, não deixe isso interferir em sua vida. Coloque em prática as dicas para acabar com a falta de sono e tenha dias muito mais ativos.Gostou da sugestão sobre os suplementos naturais contra a insônia? Então, conheça o Triptopax. Ele é regulamentado pela ANVISA e não causa dependência química. Experimente e veja a mudança em sua vida.

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