Está com dificuldades para descansar bem à noite? Por mais que tente dormir, sua mente parece que está sobrecarregada e com uma grande névoa? Então, esse problema tem nome. Entenda a relação da insônia e fadiga mental, saiba também quais são as consequências desse distúrbio.

Todos precisam de repouso para que o organismo recupere seu ritmo de funcionamento. Por isso, a insônia é uma grande vilã nesse caso. Então, entenda melhor sobre o assunto no decorrer do artigo.

O que é fadiga mental?

A fadiga mental, chamada popularmente por “estafa”, é um sintoma do nível alterado de estresse. Isso ocorre por um acúmulo de tensão contínua. Esse quadro é um alerta do cérebro indicado trabalho excessivo.  Em grande parte das vezes, pode ser tratado apenas mudando os hábitos nocivos.

Ter um dia estressante é natural, contudo isso não deve ser a regra. Por isso, quando não se cuida desse problema é possível surgirem diversas complicações, tanto físicas quanto psicológicas, como:

  • Dor de cabeça;
  • Palpitações;
  • Náusea;
  • Resfriados frequentes;
  • Tremores;
  • Problemas intestinais;
  • Falta de memória;
  • Irritabilidade;
  • Desânimo;
  • Baixo desejo sexual;
  • Transtornos alimentares;
  • Insônia.

Logo, é possível ver que a insônia acaba sendo uma consequência da fadiga mental. Porém, a relação entre as duas é ainda mais grave.

Qual a relação entre insônia e fadiga mental?

Estar mentalmente cansado causa muito nervosismo e pode ser uma das razões para atrapalhar o sono. Embora um dos sintomas seja dormir mais do que o necessário, para algumas pessoas, pode ocasionar a insônia.

Ou seja, o esgotamento mental acaba levando a pessoa a dormir pouco. Sendo assim, essa condição também é um dos fatores que interferem na qualidade do sono. Portanto, é possível passar noites em claro, mesmo estando muito cansado.

Além disso, ainda é comum ver uma pessoa que sofre com fadiga mental sonolenta durante todo o dia, mas quando anoitece ela encontra dificuldades para descansar e desacelerar.

O que causa a fadiga mental?

Alguns fatores como condição de saúde, estilo de vida e problemas emocionais estão interligados à fadiga mental. Muitas vezes a rotina longa e desafiadora acaba gerando um grande estresse, o que leva ao desenvolvimento de hábitos nocivos.

Veja quais são as causas e fatores de risco para que uma pessoa desenvolva o esgotamento mental:

  • Responsabilidades em excesso;
  • Pressão de prazos e horários;
  • Preocupação com acidentes e assaltos;
  • Movimentos repetitivos;
  • Refeições sem horários regulares;
  • Abuso de álcool;
  • Uso em excesso de cafeína;
  • Solidão;
  • Preocupação financeira;
  • Dormir pouco;
  • Sedentarismo;
  • Ambiente ruidoso.

Todos esses casos acabam interferindo no cotidiano saudável e levam ao estresse descontrolado. Assim, a fadiga mental é desencadeada.

Qual o tratamento para a insônia e fadiga mental?

Após entender a relação entre insônia e fadiga mental, é preciso saber como evitar ou tratar os dois problemas. Então, a primeira atitude é procurar formas para relaxar, como fazer uma caminhada por um local agradável.

Meditar também ajuda a acalmar a mente. Essa prática pode ser aliada a exercícios de respiração. Outra dica importante é organizar as prioridades com a ajuda de uma agenda ou planner. Assim, evita-se o costume de querer fazer tudo de uma vez.

Atividades físicas e boa alimentação também colaboram pra reverter o quadro. Além disso, a suplementação é uma maneira para evitar o estresse, a insônia e a ansiedade causados pelo esgotamento da mente.

Seguindo esses passos, a insônia e a fadiga mental não serão mais problemas em sua noite de sono.

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