Está com dificuldades para descansar bem à noite? Por mais que tente dormir, sua mente parece que está sobrecarregada e com uma grande névoa? Então, esse problema tem nome. Entenda a relação da insônia e fadiga mental, saiba também quais são as consequências desse distúrbio.
Todos precisam de repouso para que o organismo recupere seu ritmo de funcionamento. Por isso, a insônia é uma grande vilã nesse caso. Então, entenda melhor sobre o assunto no decorrer do artigo.
O que é fadiga mental?
A fadiga mental, chamada popularmente por “estafa”, é um sintoma do nível alterado de estresse. Isso ocorre por um acúmulo de tensão contínua. Esse quadro é um alerta do cérebro indicado trabalho excessivo. Em grande parte das vezes, pode ser tratado apenas mudando os hábitos nocivos.
Ter um dia estressante é natural, contudo isso não deve ser a regra. Por isso, quando não se cuida desse problema é possível surgirem diversas complicações, tanto físicas quanto psicológicas, como:
- Dor de cabeça;
- Palpitações;
- Náusea;
- Resfriados frequentes;
- Tremores;
- Problemas intestinais;
- Falta de memória;
- Irritabilidade;
- Desânimo;
- Baixo desejo sexual;
- Transtornos alimentares;
- Insônia.
Logo, é possível ver que a insônia acaba sendo uma consequência da fadiga mental. Porém, a relação entre as duas é ainda mais grave.
Qual a relação entre insônia e fadiga mental?
Estar mentalmente cansado causa muito nervosismo e pode ser uma das razões para atrapalhar o sono. Embora um dos sintomas seja dormir mais do que o necessário, para algumas pessoas, pode ocasionar a insônia.
Ou seja, o esgotamento mental acaba levando a pessoa a dormir pouco. Sendo assim, essa condição também é um dos fatores que interferem na qualidade do sono. Portanto, é possível passar noites em claro, mesmo estando muito cansado.
Além disso, ainda é comum ver uma pessoa que sofre com fadiga mental sonolenta durante todo o dia, mas quando anoitece ela encontra dificuldades para descansar e desacelerar.
O que causa a fadiga mental?
Alguns fatores como condição de saúde, estilo de vida e problemas emocionais estão interligados à fadiga mental. Muitas vezes a rotina longa e desafiadora acaba gerando um grande estresse, o que leva ao desenvolvimento de hábitos nocivos.
Veja quais são as causas e fatores de risco para que uma pessoa desenvolva o esgotamento mental:
- Responsabilidades em excesso;
- Pressão de prazos e horários;
- Preocupação com acidentes e assaltos;
- Movimentos repetitivos;
- Refeições sem horários regulares;
- Abuso de álcool;
- Uso em excesso de cafeína;
- Solidão;
- Preocupação financeira;
- Dormir pouco;
- Sedentarismo;
- Ambiente ruidoso.
Todos esses casos acabam interferindo no cotidiano saudável e levam ao estresse descontrolado. Assim, a fadiga mental é desencadeada.
Qual o tratamento para a insônia e fadiga mental?
Após entender a relação entre insônia e fadiga mental, é preciso saber como evitar ou tratar os dois problemas. Então, a primeira atitude é procurar formas para relaxar, como fazer uma caminhada por um local agradável.
Meditar também ajuda a acalmar a mente. Essa prática pode ser aliada a exercícios de respiração. Outra dica importante é organizar as prioridades com a ajuda de uma agenda ou planner. Assim, evita-se o costume de querer fazer tudo de uma vez.
Atividades físicas e boa alimentação também colaboram pra reverter o quadro. Além disso, a suplementação é uma maneira para evitar o estresse, a insônia e a ansiedade causados pelo esgotamento da mente.
Seguindo esses passos, a insônia e a fadiga mental não serão mais problemas em sua noite de sono.
Quer saber mais sobre a suplementação 100% natural? Então, visite o site oficial de Triptopax e confira os depoimentos.