Algumas pessoas acabam desenvolvendo padrões diferenciados em seu comportamento. Estes traços podem gerar sofrimento e ser empecilhos para suas vidas. Por isso, eles podem ser caracterizados como um transtorno de ansiedade.

Entenda mais sobre o que é um transtorno de ansiedade e saiba se esse diagnóstico é uma doença. Veja também quais são os sintomas gerais desta dificuldade.

O que é transtorno de ansiedade?

Um transtorno de ansiedade ou distúrbio de ansiedade é um diagnóstico de comportamentos ou pensamentos que interferem negativamente na vida do paciente. Um transtorno é indicado pelos profissionais da saúde, em geral, o psicólogo ou psiquiatra.

Esse problema pode ser persistente, remissivo ou acontecer apenas uma vez com a pessoa. Entre os principais transtornos estão: ansiedade, esquizofrenia, depressão, comportamentos de dependência e distúrbios alimentares.

A característica comum a todos os transtornos é que eles afetam o humor e atitudes de uma pessoa. Dessa forma, levam a contrariedades em seu cotidiano que podem incapacitar o paciente de ter uma vida normal e saudável.

O distúrbio da mente geralmente leva uma pessoa à infelicidade e prejudica seu convívio em sociedade, seja nos relacionamentos, no trabalho ou nos estudos. Porém, a maior parte dos casos pode ser tratada por meio da terapia feita com o psicólogo e os medicamentos indicados pelo psiquiatra.

Transtorno de ansiedade é uma doença?

A classificação de “doença” tem origem nas patologias orgânicas. Porém, esse termo tem sido considerado como inadequado, uma vez que há grande dificuldade em definir os problemas comportamentais advindo da mente e cérebro humanos.

Devido a isto, os pesquisadores e profissionais da área usam as seguintes denominações: transtornos de ansiedade, distúrbios de ansiedade, desvios ou padrões de comportamento que levam o paciente a um sofrimento.

Há diversos tipos de transtornos da mente. Eles podem variar de um caso pontual ou leve e com poucas semanas de duração até mesmo a quadros mais graves. O último podendo durar toda a vida do paciente, causando deficiências sérias em sua rotina.

Existe um grande tabu em torno dos distúrbios de ansiedade, porém é preciso considerar que o cérebro pode apresentar males como qualquer outro órgão. Logo, assim como os problemas cardíacos, dermatológicos, oculares etc, os desvios mentais também precisam de atenção e tratamento correto.  

Quais são os sintomas de um transtorno de ansiedade?

Os sintomas podem diversificar de acordo com o transtorno. Cada desordem tem suas causas e formas de agir no organismo, afetando de maneiras diferentes os comportamentos, emoções e pensamentos. Porém, para ter um parâmetro, conheça os principais sintomas de um transtorno de ansiedade:

  • Pensamentos confusos;
  • Pouca capacidade para concentração;
  • Alterações de humor (euforia ou desânimo);
  • Medos e preocupações excessivos;
  • Sentimento profundo de culpa;
  • Estresse extremo;
  • Afastamento dos amigos;
  • Falta de interesse por atividades que sempre gostou;
  • Mudanças bruscas nos hábitos alimentares;
  • Uso abusivo de álcool ou drogas;
  • Alterações no apetite sexual;
  • Pensamentos suicidas;
  • Dificuldades em relacionar-se com outras pessoas;
  • Raiva, violência ou hostilidade excessivas.

Ao saber o que é um transtorno de ansiedade é possível administrar melhor os casos, seja com a família, um amigo ou consigo mesmo. Quando identificar os sintomas de um distúrbio a melhor atitude é procurar um especialista como o psicólogo. Se for preciso, o terapeuta encaminhará o paciente para um neurologista ou psiquiatra.

Para complementar o tratamento, o paciente pode utilizar um suplemento natural regulador de humor. Ele ajuda a evitar a depressão, ansiedade, insônia e estresse sem causar dependência ou efeitos colaterais. Dessa forma, será muito mais fácil ter dias felizes e conviver bem em sua rotina.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *