Todos já passaram por uma noite em claro. Em alguns casos é comum virar de um lado para o outro ou assistir filmes até amanhecer. Porém, existem técnicas que podem ajudar a resolver isso. Então, saiba agora o que fazer quando não se tem sono.

A insônia não precisa ser um problema e sua vida. Veja 5 maneiras para driblar o cérebro e conseguir descansar.

5 técnicas para fazer quando não se tem sono

Ainda que se esteja cansado, pode ser complicado adormecer. Em geral, isso ocorre por ansiedade ou devido a dias de muito estresse. Nessas horas, são comuns pensamentos sobre o que poderia ter dito em uma briga ou como será a reunião no dia seguinte.

Por isso, conheça 5 truques mentais para desacelerar o cérebro e começar o processo de sonolência. Acompanhe!  

1.  Estudar mentalmente

Caso você seja um concurseiro ou estudante, uma boa ideia é aproveitar a falta de sono para revisar a matéria. Talvez sua preocupação seja exatamente com uma prova importante que está chegando. Então, esse método trará alívio.

Pense em uma lei específica, nomes de músculos ou uma questão dissertativa. Assim, um assunto leva ao outro. Por fim, sua mente não estará mais focando no nervosismo e você sentirá o sono chegando aos poucos.

2. Interromper pensamentos excessivos

Mesmo estando em uma cama confortável, com o quarto escuro e silêncio, mas nada funcionar para acabar com a insônia, teste essa técnica. Quando os pensamentos em excesso surgirem faça um bloqueio de todos eles.

Ao pensar na reunião do dia seguinte ou na briga com alguém querido, imagine uma placa de trânsito com o nome “pare”. Você pode falar mentalmente para reforçar a imagem. Se a mente continuar acelerada, reforce o exercício e continue visualizando.

3. Contar de trás para frente

A ideia de contar carneirinhos nem sempre funciona como gostaria. Por isso, uma alternativa é pensar em sequências numéricas. Ou seja, contar de 1000 a 1, mas não na ordem direta.

Logo, você pode contar apenas os números ímpares ou imaginar de 5 em 5 ou de 3 em 3. Esse método é uma forma para distrair o cérebro e voltar a atenção para uma atividade mais desafiadora do que contar de 1 em diante.

4. Visualizar uma meta

Se não tem a mínima ideal sobre o que fazer quando não se tem sono, esse truque mental será uma grande ajuda. Pense em um objetivo que você deseja alcançar. Então, faça isso com o máximo de detalhes que conseguir.

Por exemplo, se o seu sonho é comprar uma casa própria, repasse em sua mente todos os passos, indo da assinatura do contrato até o primeiro jantar com a família. Já se deseja viajar, pense nesse lugar novo e imagine que você está aproveitando com os amigos ou cônjuge.

5. Fazer um planejamento

Está nervoso por algo que acontecerá ao acordar? Sendo assim, visualize como seria um dia perfeito. Veja que você acorda disposto, toma um café da manhã saboroso e parte para sua rotina.

Imagine cada atividade em seu dia. Em geral, esse planejamento dura 15 minutos. Nesse tempo, a mente já conseguiu acalmar as preocupações e a ansiedade pelo dia seguinte não estará mais atrapalhando o sono.

Com essas 5 técnicas já é possível saber o que fazer quando não se tem sono. Colocando os exercícios em prática, você terá um descanso muito mais profundo e restaurador.

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