A ansiedade não é um termo genérico, ela se manifesta de várias formas, sendo mais leve ou mais grave. Conheça os 15 principais tipos existentes de transtorno de ansiedade.

Ao saber como ocorre cada tipo de ansiedade é possível entender melhor o problema. Confira em detalhes cada manifestação do distúrbio.

Quais são os tipos de transtorno de ansiedade existentes?

Não existe apenas um transtorno de ansiedade, há diversos tipos desse mal. Conheça 15 tipos desse distúrbio e veja suas características:

1. Agorafobia


É o transtorno de ansiedade em que a pessoa fica apreensiva com locais abertos. Ela tem medo de estar sozinha fora de casa e utilizar o transporte público.

2. Mutismo seletivo

 

O quadro em que se fracassa consistentemente durante falas em momentos sociais. Ou seja, quando há uma expectativa em que a pessoa tenha uma boa eloquência (como em apresentações escolares ou palestras).

 

3. Transtorno de ansiedade de separação

 

Ocorrem em grande parte na infância, mas pode acontecer na fase adulta. A pessoa fica excessivamente ansiosa ou apreensiva em separar-se de figuras de apego (como os pais ou avós).

 

4. Fobia social

 

Também conhecido como transtorno de ansiedade social, ocorre quando há um grande temor em participar de situações sociais. O medo é de ser humilhado, envergonhado ou rejeitado.

 

5. Fobia específica

 

É um tipo de ansiedade que vem de situações ou objetos específicos. Alguns exemplos são: aranhas, sangue, ambiente natural, animais, altura, voar etc.

 

6. Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

 

Preocupação insistente sobre vários assuntos, como trabalho ou desempenho escolar. Há sintomas físicos, entre eles: irritabilidade, cansaço, tensão muscular e problemas de insônia.

 

7.  Transtorno de pânico

 

A pessoa que apresente transtorno do pânico tem ataques de medo e desconforto intensos constantemente. Isso faz com que ela tenha ainda mais medo sobre a possibilidade de novos ataques, evitando circunstâncias em que apresentou as crises.

 

8. Transtorno de ansiedade induzido por medicamentos/ substâncias

 

É o transtorno advindo de abstinência ou intoxicação com substâncias químicas ou remédios. Alguns exemplos são: álcool, cafeína, sedativos, ansiolíticos, hipnóticos, drogas, entre outros.

 

9. Transtorno dismórfico corporal

 

Há uma preocupação anormal com falhas ou defeitos na aparência física. Isso leva a comportamentos prejudiciais como: olhar-se constantemente no espelho, buscar comparação com outras pessoas e arrumar-se excessivamente.

 

10. Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)


Nesse distúrbio há obsessões (impulsos por imagens ou pensamentos constantes) e compulsões (atos repetitivos ou mentais padronizados). Alguns exemplos são: lavar as mãos com frequência, arrumar objetos insistentemente por cor etc.

As atitudes estão sempre relacionadas à ideia de contaminação, desejos sexuais e necessidade de uma simetria.

11. Tricotilomania

 

É um tipo de ansiedade em que o indivíduo arranca os próprios cabelos. Esse ato pode levar a sofrimentos e afetar a vida profissional, afetiva e social de uma pessoa.

 

12. Transtorno misto ansioso e depressivo (TMAD)


É um transtorno de ansiedade em que há sintomas da depressão (desânimo, falta de interesse por atividades que sempre gostou, cansaço etc) e da ansiedade (preocupação excessiva, músculos tensos, medo sobre o futuro etc).

13. Transtorno de acumulação

 

Nesse caso ocorre uma dificuldade extrema de desfazer-se de bens pessoais, não importando o valor. Há grande tristeza e sofrimento ao pensar em descartar um determinado objeto.

 

14. Transtorno de escoriação

 

Em inglês esse transtorno de ansiedade é chamado por skin-picking. Ou seja, é o hábito de beliscar a própria pele constantemente. Esse distúrbio pode levar a lesões dermatológicas.

 

15. Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

 

É um tipo de ansiedade que ocorre após eventos em que a vida do paciente ou de pessoas próximas tenha sido ameaçada. Alguns casos podem ser: sequestros, assaltos, acidentes ou desastres naturais.

 

Ao conhecer os principais tipos existentes de transtorno de ansiedade é possível entender como essa dificuldade é ampla. Caso haja identificação com alguma das descrições, não hesite em buscar a ajuda de um psicólogo. Preserve sua saúde em primeiro lugar.

Para ajudar no tratamento dos transtornos uma opção é utilizar os suplementos naturais contra a ansiedade. Eles não causam efeitos colaterais ou prejudicam a saúde.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *